Festa do pijama: dicas para fazer uma festa inesquecível simples e barata

A festa do pijama é uma excelente opção na hora de comemorar os aniversários dos filhos. Esse é um modelo de festa em que os convidados são os amigos mais próximos, ou as próprias crianças da família.

Nesse sentido, você pode investir em uma festa temática, e mesmo assim não irá estourar o orçamento do cartão, devido ao número reduzido de convidados.

Gostou da ideia? Então venha aprender a montar uma festa do pijama com comidinhas gostosas, filmes e muitas brincadeiras. Aqui, você encontra dicas para fazer uma festa inesquecível, que seus filhos irão amar!

Como fazer uma festa do pijama simples e barata?

Festa do pijama
Festa do pijama – Reprodução

Fazer uma festa grande, com muitos convidados, costuma sair bem caro. Por essa razão, a festa do pijama é uma das opções mais econômicas nos dias de hoje.

Por ser uma festa bem íntima, os convidados costumam ser os amigos mais próximos ou então somente as crianças da família. Sendo assim, fica mais fácil montar um cardápio gostoso e organizar o espaço.

Nesse sentido, veja a seguir como fazer uma festa do pijama simples e barata:

  • Planeje com antecedência – planejando com antecedência você terá tempo para fazer o orçamento da festa, optando pelas opções mais em conta;
  • Escolha um tema para a festa – toda criança gosta de um tema em específico, seja ele um desenho animado, um herói ou um livro. Para deixar a festa do pijama inesquecível, escolha um tema para ela;
  • Defina quais comidas serão oferecidas – o cardápio é o foco principal da noite. Mas, para a sorte dos papais e mamães, agradar o paladar das crianças é muito fácil. Basta apostar em pizzas, docinhos, pipocas, sucos e refrigerantes. Se a ocasião for um aniversário, não deixe de fora o bolo;
  • Organize o espaço – escolha um cômodo da sua casa para colocar a decoração e os colchões onde as crianças irão dormir;
  • Escolha o entretenimento da noite – as crianças podem jogar algum jogo divertido como RPG, Quem Sou EU e Uno. Para finalizar a noite, coloque um filme na TV.

O que não pode faltar em uma festa do pijama?

Por ser uma festa simples e íntima, a lista do que não pode faltar em uma festa do pijama é bem curta. Confira a seguir, o que é indispensável em uma festa do pijama de sucesso:

Pijama

Pode parecer um pouco óbvio, mas é essencial que todos os integrantes da festa estejam vestidos a caráter, para entrar no clima da noite do pijama. Uma dica para deixar a festa ainda mais especial é vestir pijamas combinando em todas as crianças.

Comida

Não existe festa infantil sem as famosas guloseimas. Portanto, pense em um cardápio gostoso e prático, para deixar todas as crianças de barriga cheia na noite da festa.

No dia seguinte, antes das crianças irem embora para as suas casas, ofereça um café da manhã simples e gostoso, com sucos, frutas, pães, bolos e frios.

Entretenimento

Para passar o tempo de um jeito divertido, aposte nos jogos como o Uno, jogos de tabuleiro, RPG e Quem Sou EU. O importante é que sejam jogos que incluam todas as crianças.

Que hora começa uma festa do pijama?

As crianças costumam dormir mais cedo. Sendo assim, a festa do pijama normalmente começa por volta das 18 horas e termina após as crianças acordarem e tomarem o café da manhã.

Ou seja, os papais também precisam se programar para servir um café da manhã para os convidados do filho. Mas, não se preocupe! Não precisa inventar muito para o café da manhã.

Sirva pães, bolos, sucos e frios. Esse cardápio já é o suficiente para fazer a felicidade da garotada!

Com relação ao dia perfeito para a festa do pijama, o ideal seria que o evento acontecesse no sábado, pois as crianças podem dormir até mais tarde no domingo, e os pais anfitriões podem tirar o restante do dia para organizar a casa e descansar.

Marque um horário exato para os pais das crianças buscarem seus filhos na festa do pijama. Assim, todos os convidados vão embora juntos, evitando que os pais precisem planejar almoço e mais atividades para as crianças que ficarem.

Quais brincadeiras fazer?

Brincadeiras festa do pijama
Brincadeiras festa do pijama – Reprodução

Para distrair as crianças, aposte nas brincadeiras a seguir:

Uno

O Uno é um jogo de cartas muito simples, dinâmico e divertido. Esse jogo se baseia nas cores e nos números das cartas. Qualquer criança aprende as regras em segundos.

Portanto, caso algumas crianças da festa do pijama não tenham tido contato com o jogo, com uma breve explicação estarão familiarizadas. No Uno, todas as crianças podem jogar ao mesmo tempo.

RPG

O RPG de mesa é um jogo de interpretação de papéis. Ou seja, as crianças interpretam personagens e criam narrativas que giram em torno de um enredo criado pelo mestre de mesa.

Os jogadores precisam criar os seus personagens escolhendo as suas características físicas e algumas virtudes. É essencial que o personagem seja forte, inteligente e hábil, para superar os desafios do enredo.

O RPG incentiva a criança a exercitar a sua criatividade criando histórias, personagens e desafios empolgantes.

Quem Sou EU

O jogo “Quem sou eu?” é um jogo de adivinhação, que assim como no RPG, pode ser criado pelas próprias crianças. Para isso, você só precisará disponibilizar papel, caneta e fita adesiva.

O jogo funciona da seguinte forma: cada criança precisa escrever o nome de um personagem ou animal no papel e colocar na testa do amigo ao lado, sem que ele veja o que está escrito.

A partir desse momento, as outras crianças dão dicas para a criança com o papel na testa, para que ela acerte qual é o personagem ou animal escrito e colado em sua testa.

Qual a idade ideal para uma festa do pijama?

Acima dos 10 anos, qualquer pessoa pode ter uma festa do pijama. O importante é respeitar a idade de 10 anos, pois crianças mais novas que isso podem não querer dormir na casa do amiguinho, mudando de ideia no meio da noite.

Assim, os pais teriam que buscar a criança no meio da madrugada ou os pais anfitriões o levar até em casa. Nesse sentido, a festa do pijama perderia toda a sua essência.

Apesar da festa do pijama ser a preferida entre as crianças, muitos adultos também gostam de fazer esse tipo de festa em suas casas. Ou seja, não existe idade para deixar de gostar da festa do pijama com os seus amigos!

Deixe um comentário