Dicas de look para festa: veja como se vestir para cada evento

Se vestir respeitando o dress code de cada evento é essencial para curtir a festa confortavelmente. Por essa razão, selecionamos algumas dicas de look para festa, com o propósito de te ajudar a acertar no visual.

Afinal de contas, só quem já apareceu em um evento formal vestindo trajes informais, ou arrumada demais para uma festa simples, sabe o quão desconfortável são os olhares recebidos.

Então, se você deseja aprender a escolher o look certo para cada ocasião, confira a seguir as melhores dicas de look para festa!

Como ir vestida para uma festa?

Dicas de look para festas
Dicas de look para festas – Reprodução

Algumas mulheres têm uma certa dificuldade para acertar na escolha dos looks para os eventos aos quais são convidadas. Isso porque, ninguém nunca quer estar arrumada demais para um evento simples ou má arrumada para uma ocasião mais formal.

Essa pressão de acertar no look para cada festa gera uma ansiedade prévia. Dessa forma, a mulher pode acabar optando pelas peças incorretas, ou então, em casos mais graves, optar por não comparecer ao evento, por medo de ser o centro das atenções negativamente.

Nesse sentido, se você faz parte do grupo de mulheres que se desespera ao receber um convite para um evento, pois não sabe como ir vestida para a festa, pode relaxar um pouco! Existem várias dicas de look para festa que podem te ajudar.

A primeira dica de todas é perguntar aos organizadores qual é o dress code do evento. Na maioria das vezes, dá para perceber se o evento é mais formal ou não, de acordo com o horário da festa e o local da recepção. Busque analisar os sinais.

Geralmente, eventos à noite requerem um nível de arrumação mais elevado do que os eventos ao dia, principalmente quando são festas formais como formaturas e casamentos.

Como acertar na escolha do look?

Saber acertar na escolha do look ideal para a festa evita olhares julgadores durante todo o evento. Sendo assim, se você deseja se sentir confortável nas festas as quais é convidada, confira as dicas a seguir:

1. Respeite o dress code do evento

Para estar vestida de acordo com a ocasião, a mulher deve respeitar o dress code indicado pelo evento. Por exemplo, formaturas requerem um dress code formal, ou seja, ninguém vai usar calça jeans cropped e chinelo.

Diferente dos eventos informais, como as festas de aniversários, onde as pessoas têm a liberdade de se vestirem da forma que desejarem, desde que use o bom senso.

2. Escolha as peças certas

A escolha da peça certa engloba muito mais do que apenas respeitar o dress code do evento. Nesse sentido, na hora de escolher o seu look procure saber se o clima vai estar quente ou frio na ocasião.

Conhecer o local onde a festa irá acontecer também ajuda muito na decisão de que roupa usar. Assim, você poderá optar pelo tecido certo, que te deixará confortável durante todo o evento.

3. Invista nos acessórios

Os acessórios certos costumam mudar completamente um look, deixando-o mais elegante ou casual. Exemplos de acessórios para compor os looks elegantes são as tiaras com pedrarias, pulseiras e colares marcantes.

Já os acessórios que deixam qualquer look mais casual são os óculos de sol, chapéus e bonés.

Como se vestir para uma festa à noite?

O evento para o qual você foi convidada é um aniversário, um churrasco na casa de amigos, uma festa de casamento ou de formatura? Seja qual for a ocasião, será preciso escolher o look certo, para estar vestida de acordo.

Portanto, confira a seguir algumas dicas de look para festa à noite:

Eventos formais

Looks formais
Looks formais – Reprodução

Os eventos formais pedem looks mais sofisticados. Então, se o seu evento é um casamento ou formatura, opte por cores sóbrias, sem estampas floridas ou imitando a pele de animais.

Busque também usar tecidos mais firmes e elegantes, com um bom corte e costura. Por ser um evento noturno, a mulher pode investir em peças brilhosas com aplicações de pedraria e lantejoulas.

Algumas peças que caem bem para as festas noturnas formais, são as seguintes:

  • Vestidos longos ou midi;
  • Saias longas ou midi;
  • Conjuntos monocromáticos;
  • Macacão estruturado;
  • Peças de alfaiataria.

Evite mostrar muito o corpo com decotes extremamente exagerados ou comprimentos de barra muito curtos.

Eventos informais

Looks informais
Looks informais – Reprodução

Os exemplos de eventos informais são churrascos na casa dos amigos, festas de aniversários em baladas, confraternizações de família, entre outros. Esse tipo de festa não é muito exigente com o dress code dos convidados.

Nesse sentido, veja as peças que podem ser usadas para os tipos de eventos citados:

  • Vestido curto;
  • Cropped com short jeans;
  • Vestido longo com tecido fluido;
  • Macaquinho;
  • Calça jeans;
  • Conjuntos com kimono e toper.

Assim como no evento formal, aqui você também pode investir nas peças brilhosas, dependendo do local onde o evento irá acontecer, como no caso dos aniversários em baladas.

Como montar um look simples e elegante?

Como dito anteriormente, os acessórios possuem a capacidade de deixar qualquer look mais elegante. Então, se você deseja montar um look simples, mas ao mesmo tempo sofisticado, invista nos acessórios certos e em uma boa maquiagem.

Veja a seguir, quais acessórios deixam os looks simples mais elegantes:

  • Braceletes;
  • Tiaras;
  • Gargantilhas texturizadas;
  • Brincos grandes geométricos;
  • Anéis com pedraria.

Opte por peças de vestuário mais discretas com cores sóbrias, como o nude, branco e preto. Na hora de montar o look, deixe os acessórios fazerem todo o trabalho de glamourizar a sua aparência.

Dicas de looks para festas corporativas

Independentemente de ser um evento noturno ou diurno, as festas corporativas continuam sendo uma extensão do seu ambiente de trabalho. Por essa razão, apesar do evento não exigir um dress code tão formal, foque nos looks mais corporativos.

Confira abaixo, quais são as peças que encaixam perfeitamente para a ocasião:

  • Conjuntos de alfaiataria;
  • Conjuntos monocromáticos;
  • Vestido midi com blazer;
  • Calça social;
  • Camisa de botão;
  • Camisa com corte estruturado.

As principais dicas de look para festa corporativa são evitar peças muito curtas ou muito decotadas, além de prestar bastante atenção na qualidade dos tecidos, para evitar peças que sejam transparentes.

Deixe um comentário