Estilo feminino: Descubra qual dos 7 estilos universais é o seu

Muitas mulheres acreditam que o estilo feminino é algo definido na juventude/adolescência. Ou seja, a mulher amadurece sabendo reconhecer o seu estilo, para criar looks incríveis e inovadores.

Contudo, essa é uma crença muito limitante. Pois, o estilo pessoal pode ser descoberto em qualquer idade, basta a mulher parar para analisar a sua personalidade e os seus gostos.

É claro que algumas pessoas possuem um certo talento para a moda, mas todas as mulheres são capazes de definir o seu estilo. Portanto, se você ainda não conseguiu encontrar o seu, não se preocupe!

Neste artigo, você irá conhecer os 7 estilos universais, além de ter acesso a dicas valiosas para descobrir o seu estilo agora mesmo.

Quais são os tipos de estilo?

Estilo feminino
Estilo feminino – Reprodução

Existem 7 tipos de estilos universais, eles foram definidos por duas consultoras de imagem americanas na década de 80, que usaram as pesquisas de marketing e comportamento dos consumidores para separar os seus gostos por grupos.

Por meio desse estudo, elas notaram que todos os consumidores se encaixavam em um dos 7 grupos, compartilhando a mesma preferência por roupas, sapatos e acessórios específicos.

Alyce Parsons e Mimi Dorsey, escreveram a obra “Style Source, a teoria dos 7 estilos universais”. A partir desse marco histórico para a moda, os “padrões universais” definidos naquela época são os mesmos utilizados até hoje.

Os 7 estilos servem como uma espécie de guia para as mulheres que gostam de se vestir de acordo com a sua personalidade, usando o seu estilo feminino para realçar a sua beleza.

Cada pessoa possui um estilo base, mas no geral, elas são a combinação de 2 ou mais estilos. Isso quer dizer que, a mulher irá se vestir de acordo com o seu estilo base, porém pode aderir peças de outros estilos para compor os seus looks.

Quais são os 7 estilos?

Veja a seguir, quais são os 7 estilos femininos universais:

1.   Romântico

No estilo feminino romântico, a mulher tem preferência por cores mais claras, babados, rendas, laços, bordados e tecidos com uma maior fluidez. Ele é bem fácil de ser detectado, pelo uso constante de estampas florais, vestidos rodados e sapatos no estilo bailarina ou boneca.

2.   Tradicional

O estilo tradicional é bastante confundido com o estilo elegante, mas os dois são estilos femininos completamente diferentes. A confusão costuma ocorrer porque nesse estilo, assim como no estilo elegante, as peças clássicas são predominantes nos looks.

Sendo o preferido no meio corporativo, o estilo feminino tradicional abusa dos blazers, terninhos, camisas lisas, saias lápis e itens de alfaiataria.

3.   Natural Esportivo

O estilo natural esportivo se popularizou após a princesa Diana esbanjar elegância e sofisticação no seu dia a dia, com looks confortáveis. Esse estilo investe em peças que normalmente seriam usadas apenas para praticar esportes ou malhar.

Nele, a mulher opta pela praticidade e conforto, misturando peças como shorts e legging de malha, moletons, bolsas clássicas, joias marcantes e tênis esportivo.

4.   Urbano dramático

No estilo feminino urbano dramático, a mulher opta por peças contemporâneas e volumosas para criar looks marcantes. As cores fortes e estampas expressivas, principalmente as geométricas, são o ponto alto do visual dramático.

5.   Elegante

O estilo elegante se assemelha um pouco ao estilo tradicional pelo uso das peças clássicas. Contudo, esse estilo é bem menos formal que o estilo tradicional, pois abusa de peças do guarda-roupas sexy.

O seu principal foco é na qualidade dos tecidos, corte e acabamento. No estilo elegante, todo pequeno detalhe é pensado para que o look possa estar sempre alinhado e glamuroso.

6.   Criativo

A mistura de estampas no mesmo look é o ponto chave do estilo feminino criativo. Como o próprio nome já diz, esse é o estilo em que a mulher pode expressar toda a sua criatividade através das suas produções para o dia a dia.

Assim como no estilo urbano dramático, no estilo criativo também vemos muitas peças volumosas com cores marcantes, estampas de todos os tipos e acessórios divertidos.

7.   Sexy

Caracterizado por roupas que valorizam o corpo, o estilo feminino sexy usa tecidos como a seda e a camurça para ressaltar o lado sensual. Ele é o preferido das mulheres decididas, fortes e poderosas.

No estilo feminino sexy, as roupas costumam ser mais clean. Ou seja, o que realmente chama a atenção são as fendas e decotes estratégicos.

Quais são os estilos femininos que existem?

Estilo criativo
Estilo criativo – Reprodução

Os sete estilos universais são os seguintes: romântico, tradicional, natural esportivo, urbano dramático, elegante, criativo e sexy.

Quando vamos ao shopping, em um festival de música ou para o trabalho, vemos muitas pessoas com roupas e assessorias diferentes.

A princípio, parece que cada mulher possui um estilo feminino próprio e único, mas acontece que existem apenas 7 estilos universais. Ou seja, cada pessoa observada se enquadra em um dos 7 grupos de padrões universais de estilo.

Nesse sentido, os looks variam bastante, pois as mulheres podem se identificar profundamente com apenas 1 dos 7 estilos universais – conhecido como estilo dominante. Mas, na hora de montar os looks, fazer uma mesclagem com peças de outros estilos femininos.

Como por exemplo, as mulheres que se identificam com o estilo elegante costumam combinar peças do estilo sexy, para ter um visual mais marcante.

Como definir o estilo de se vestir?

A única maneira de definir o seu estilo é observando os seus gostos, para saber quais são as peças que te deixam mais segura e confortável, realçando a sua personalidade.

Para isso, você deve levar em consideração as suas crenças, gostos pessoais, comportamento, modo de se expressar e desejos. Não é uma regra, mas geralmente o estilo feminino é um reflexo da personalidade da mulher.

Então, se você é uma pessoa criativa, muito provavelmente o seu estilo será o criativo. Mas, como cada pessoa é a combinação de 2 ou 3 estilos, você pode não se identificar totalmente com os looks do estilo criativo, optando por montar looks mais dinâmicos.

A dica de ouro é usar o que te deixa confortável! Se você se sente mais bonita com roupas sexys, invista no estilo sexy, caso trabalhe em um ambiente corporativo e goste mais das roupas clássicas, então esse é o seu estilo base.

Descobrir o seu estilo pessoal é muito fácil, basta confiar nos seus gostos e começar a comprar as peças certas, para realçar a sua beleza e personalidade.

Deixe um comentário