Tipos de look feminino: aprenda a identificar o seu estilo

Existem uma enorme variedade de tipos de look feminino. Afinal de contas, as mulheres costumam se expressar por meio do seu visual, criando looks únicos, criativos e divertidos.

Saber reconhecer o seu estilo é essencial para comprar as peças de vestuário adequadas, que realcem a sua personalidade. Sendo assim, é preciso conhecer quais são os 7 estilos universais e como funcionam os looks femininos inspirados neles.

Portanto, se você deseja se expressar através dos seus looks, confira neste texto tudo o que você precisa saber a respeito dos estilos femininos, para identificar facilmente qual é o seu.

Quais são os tipos de look?

Tipos de look feminino
Tipos de look feminino – Reprodução

A mídia costuma passar a ideia de que cada pessoa possui um estilo totalmente único, mas, acontece que existem apenas 7 estilos universais. Ou seja, todas as mulheres do planeta se vestem de acordo com esses sete padrões.

Os 7 estilos universais são os seguintes: elegante, tradicional, romântico, natural, esportivo, criativo, sexy e dramático urbano. Apesar da moda ser mutável, são os estilos universais que definem o que cada mulher irá usar durante toda a sua vida.

Nesse sentido, vale a pena conhecer a fundo qual é o seu estilo, para criar alguns tipos de look feminino que realçam a sua personalidade.

Os 7 estilos foram definidos na década de 80, e desde então são usados como guia para as marcas. As responsáveis por observarem que todas as mulheres se encaixam em um grupo de estilo são as norte-americanas Alyce Parsons e Mimi Dorsey.

Todas as descobertas a respeito dos estilos femininos ocorreram por meio de pesquisas de marketing e comportamento dos consumidores, com o objetivo de separar os consumidores de acordo com os seus gostos.

Caso deseje saber mais a respeito do assunto, Alyce Parsons e Mimi Dorsey publicaram a obra “Style Source, a teoria dos 7 estilos universais”, em que explicam os 7 estilos universais e outros fatores da moda.

O que são os 7 estilos universais?

Confira a seguir, quais são os 7 estilos universais e quais são os tipos de look feminino predominantes em cada um deles:

Elegante

No estilo elegante, as mulheres dão prioridades para peças de alta qualidade. Por exemplo, tecidos estruturados, tecidos sofisticados como o linho e a seda, além do corte e costura perfeitos.

Nesse estilo, vemos looks com muita alfaiataria, blazers, saias midi, vestidos de seda e blusas estruturadas, além dos acessórios minimalistas e sapatos clássicos.

Tradicional

Geralmente, as mulheres que se identificam com o estilo tradicional são do meio corporativo. Elas gostam de looks práticos, que sejam confortáveis e elegantes.

No estilo tradicional, é bastante comum a presença de terninhos, saia lápis, vestidos midi e calças e camisas sociais. Em relação aos acessórios, o estilo tradicional tende a abusar de peças marcantes.

Romântico

Os babados e rendas são algumas das características que definem o estilo romântico. Esse estilo dá preferência para cores claras como o rosê, azul bebe, lilás e amarelo, além de cortes rodados, como os vestidos estilo princesa.

Tiaras, acessórios em pérolas e sapatos boneca, também estão muito presentes no estilo romântico.

Natural esportivo

O estilo natural esportivo é o preferido das mulheres que gostam de conforto. Ele é caracterizado pelo uso de roupas de ginástica e moletons. Geralmente, as mulheres criam os tipos de look feminino dentro do natural esportivo mesclando pelas clássicas.

Um bom exemplo dessa mesclagem é o uso de shorts de malha com moletom e blazer.

Criativo

Divertido e cheio de cores, o estilo criativo se encaixa perfeitamente na vida das mulheres que amam estampas fofas e acessórios diferentões. Esse estilo permite a mistura de estampas e o uso de cores marcantes em um mesmo look.

Sexy

O estilo mais conhecido universalmente é o sexy. Ele abusa dos decotes e fendas para realçar a sensualidade feminina. No estilo sexy, as mulheres optam por cores mais sóbrias como o preto e vermelho, evitando o excesso de estampas.

O estilo sexy se caracteriza por peças que marcam o corpo, por comprimentos curtos e decotes reveladores.

Dramático urbano

Com estampas geométricas e a presença de peças volumosas, o estilo dramático urbano se assemelha bastante ao estilo criativo. Ele abusa do uso de cores e de peças com cortes peculiares.

Quais são os looks da moda?

Looks barbiecore
Looks barbiecore – Reprodução

A seguir, confira quais são os looks que estão em alta:

Barbiecore

Os looks Barbiecore são inspirados na boneca mais famosa do mundo, a Barbie. Ele é composto por peças na cor pink, desde os acessórios até os sapatos.

Braziliancore

O braziliancore aesthetic consiste em usar roupas que remetem a estética das brasileiras, como camisetas e croppeds com as cores do brasil, shorts e minissaias jeans, além dos acessórios com as cores da bandeira.

Monocromáticos

Os conjuntos monocromáticos ganharam o coração das mulheres, pois evitam a dor de cabeça de ter que combinar cores. Uma dica para não errar no look monocromático é comprar conjuntos que estejam na sua cartela de cores.

Preppy

O visual colegial fez um enorme sucesso durante a exibição da série Gossip Girl. Após alguns anos no esquecimento, devido ao sucesso da rede social tiktok, o estilo preppy está entre os preferidos das adolescentes no momento.

Como identificar seu estilo feminino?

Apesar da moda mudar bastante com o passar dos anos, as mulheres sempre montam os seus looks com base nos 7 estilos universais. Toda mulher possui um estilo como base e dois ou mais estilos com os quais se identificam.

Por exemplo, você pode ter o estilo elegante como o seu estilo base, mas usar peças do estilo romântico ou tradicional na criação dos seus looks. O importante é saber usar as tendências, respeitando os seus gostos.

Para identificar qual é o seu estilo base é necessário fazer uma autoavaliação. Geralmente, o estilo pessoal é um reflexo da personalidade da mulher. Por exemplo, mulheres criativas tendem a seguir o estilo criativo ou dramático urbano.

Agora que você já sabe quais são os sete estilos universais, procure por looks que representam cada um dos 7 estilos, para descobrir qual deles combina mais com você.

Caso não consiga definir o seu estilo sozinha, existem profissionais que fazem consultorias de moda, disponíveis para te ajudar nessa empreitada.

Deixe um comentário