Vestido de formatura: veja algumas dicas para encontrar o melhor vestido

Escolher um vestido de formatura adequado, exigirá muita pesquisa e autoconhecimento, já que, tanto a modelagem quanto as cores, são importantes para refletir uma imagem mais ou menos sofisticada.

Nesse sentido, é importante entender quais são as principais características de um vestido longo e curto, quais são as cores mais potentes e os tecidos que melhor se adequam ao corpo. Tudo isso, em relação a formanda, madrinha de formatura e, até mesmo, para a mãe do formando.

Lembre-se que, as informações certas tem o poder de te deixar ainda mais bonita e as informações erradas podem construir uma imagem negativa e, no pior dos casos, vulgar.

Confira nosso texto, e entenda, de uma vez por todas, como escolher um vestido de formatura de arrasar!

Que tipo de vestido usar para a formatura?

Que tipo de vestido usar para a formatura?
Que tipo de vestido usar para a formatura? – Reprodução

A principal dica, para escolher o vestido de formatura, é optar pela peça que reverbere o seu estilo, deixando-a bonita e muito confortável. Além disso, algumas questões que devem ser levadas em consideração, são elas:

No caso do vestido de formatura longo

Vestidos longos são ideais para mulheres altas ou que desejam imprimir um ar de elegância e sofisticação. Assim, é muito importante pensar no comprimento da peça, que deve ter o tamanho necessário para cobrir o sapato, revelando-o apenas durante o caminhar.

Para isso, a mulher deve ir ao local de compra ou aluguel da peça, com a sandália que irá utilizar em mãos.

Para aquelas com a parte superior do tronco mais larga que o quadril, o indicado é escolher peças com um decote em V, já que esse recorte ajudará a afinar a parte superior. Além disso, vestidos com saias drapeadas, bordadas e em camadas dão volume para a parte inferior, equilibrando todo o visual.

No caso do vestido de formatura curto

Para não passar um tom de vulgaridade, o vestido de formatura curto precisa estar num comprimento um pouco acima do joelho. Assim, as baixinhas podem optar pela peça, já que a mesma ajuda a alongar a silhueta.

É importante dar atenção aos detalhes, investindo em uma peça de tecido elegante e bem costurada, que irá se adequar bem ao corpo, e que a deixará confortável para caminhar e se sentar.

Para a escolha da cor

A escolha da cor do vestido de formatura, irá depender da tonalidade dos cabelos, olhos e pele. Assim, mulheres com pele nas tonalidades mais quentes podem optar por cores douradas, alaranjadas, amareladas e esverdeadas, além, é claro, dos tons terrosos.

Já no caso das mulheres com tons de pele frios, é necessário levar em consideração tonalidades azuladas, rosadas, prateadas, arroxeadas e avermelhadas.

Por fim, as mulheres com pele na tonalidade neutra, podem optar por todos os tipos de tons, identificando aqueles que mais gosta, por exemplo.

No caso da escolha por tecido

Os tecidos para vestido de formatura mais famosos são: cetim, organza e tule. De forma geral, o cetim é o mais usado, sendo composto por um tecido bonito e brilhante, e pode ser encontrado com diversas intensidades de coloração e brilho. Além disso, o cetim pode compor todo o vestido ou apenas parte dele, como no forro, por exemplo.

A organza, por sua vez, é leve e conta com certa transparência. Oferecendo sensualidade na medida, é amplamente utilizada para saias com babados, principalmente nos vestidos mais curtos.

O Tule é perfeito para o vestido de formatura, porque oferece toda a dramaticidade de um vestido no estilo princesa. Além disso, o mesmo proporciona efeito de segunda pele, possibilitando a aplicação de rendas e pedras.

O que significa cada cor?

No mundo da moda, a colorimetria (o estudo das cores e como elas combinam entre si) é muito importante para o entendimento do que cada tonalidade representa, e como elas podem refletir a personalidade de cada mulher.

Pensando nisso, trouxemos uma lista com significados das cores de vestido de formatura mais usadas, para que você possa escolher a que mais gostar.

Confira:

  • Azul: Ideal para mulheres que querem transparecer harmonia, serenidade e tranquilidade, principalmente nas tonalidades mais claras;
  • Verde: o verde pode representar a esperança, a vitalidade, saúde, entre outros conceitos de boa ventura;
  • Amarelo: o amarelo é uma cor muito potente, representando a alegria, agitação, calor e iluminação;
  • Rosa: o rosa é uma cor muito feminina, que pode transparecer romance, ternura e ingenuidade;
  • Roxo: o roxo é a cor das mulheres espiritualistas, misteriosas, mágicas e cheias de charme;
  • Vermelho: o vermelho é uma cor quente, relacionada a paixão, intensidade, excitação e muita energia;
  • Laranja: o laranja é um tom que vibra abundância, prosperidade e muito sucesso.

O que a mãe do formando deve usar?

O que a mãe do formando deve usar?
O que a mãe do formando deve usar? – Reprodução

O vestido da mãe do formando deve ter um tom mais formal, contando com recorte impecável e tecido estruturado. Além disso, o ideal é evitar comprimentos curtos, apostando no longo, que dará mais autoridade.

O decote deve ser discreto, atribuindo à mulher um papel mais maduro e elegante, perante as filhas e demais convidadas do evento.

Qual o papel de uma madrinha de formatura?

A madrinha de formatura é, comumente, uma professora que foi escolhida como representante dos alunos. Assim, durante o evento, a mesma será responsável por entregar o diploma para os formandos, que a escolheram como conselheira durante o seu processo de formação.

Como se chama a madrinha de formatura?

De origem grega, o nome dado a madrinhas de formatura é paraninfa. Assim, em tradução livre, o paraninfo era conhecido como o padrinho ou madrinha da noiva, mas com a modernidade, o termo foi adaptado para o setor acadêmico.

Não obstante, representa um papel de extrema importância, pois a paraninfa é escolhida pela turma como alguém profissionalmente capacitado para aconselhar e acompanhar os alunos, até o momento de sua graduação.

Assim, essa é considerada uma posição de destaque importantíssima, que mostra como um professor pode ser querido e admirado pelos alunos.

Deixe um comentário