Vestidos de casamento para convidadas: veja qual modelo usar em cada ocasião

Com a manga longa, decotado, de alcinha ou tomara que caia, o que não falta é modelos de vestidos de casamento! Com essa enorme variedade, as convidadas podem ficar um pouco perdidas na hora de escolher o seu modelito.

Nesse sentido, criamos este artigo que ajuda a escolher quais modelos de vestido de casamento usar para cada ocasião. Aqui, você encontrará dicas de vestidos para casamentos durante o dia e também cerimônias noturnas, além de conferir dicas de quais vestidos evitar em eventos formais.

Qual o melhor vestido para ir a um casamento?

Vestidos de casamento
Vestidos de casamento – Reprodução

Por se tratar de uma cerimônia formal, os vestidos de casamento ideais são aqueles que possuem o comprimento midi/longo. Fora o comprimento, não existem regras para os modelos em geral.

Ou seja, as mulheres possuem total liberdade para escolherem o tecido e o modelo de seus vestidos. É claro que algumas regras sociais de bom senso devem ser levadas em consideração, como por exemplo, evitar vestidos extremamente decotados ou com tecidos transparentes, revelando completamente a lingerie por baixo da peça.

Uma dica para não errar na sua escolha é investir nos clássicos. Um vestido midi/longo com o corte e costura adequados nunca tem erro. Com relação às cores, escolha um tom que faça parte da sua paleta de cores, para que o vestido escolhido realce a sua beleza natural.

Os tons brilhantes e as cores vividas estão super na moda. Portanto, não se limite ao preto, bonina e vermelho, com aplicação de pedrarias.

O que vestir para um casamento à noite?

Os casamentos que acontecem à noite pedem muito brilho e glamour. As convidadas podem abusar no uso de pedrarias, lantejoulas e tecidos brilhantes. Veja a seguir, quais peças usar para um casamento a noite, fugindo do óbvio:

Vestido midi

Os vestidos midi se tornaram tendência em todo o mundo. Esse modelo de vestido fica extremamente sexy e elegante, quando a mulher opta por uma peça que seja mais justa, combinando com um salto agulha.

A dica para arrasar na escolha do seu vestido midi para casamento é optar por cores lisas, evitando tecidos estampados. As cores preta e vermelha deixam a mulher ainda mais poderosa e sofisticada.

Vestido longo liso

Com certeza, assim como a maioria das mulheres, você está cansada de ir em casamentos onde as convidadas estão todas usando vestidos longos com aplicação de pedrarias.

Para fugir do óbvio, mantendo o comprimento clássico longo, busque por vestidos de casamento com tecidos lisos como a seda/cetim ou camurça.

Macacão longo

Uma peça extremamente elegante que tem surpreendido bastante as mulheres são os macacões longos com cortes de alta costura. Essa opção é ideal para as mulheres que querem inovar no look, fugindo do tradicional vestido de festa.

Quais vestidos não usar em casamento?

Agora que já falamos sobre o que vestir para um casamento à noite, precisamos falar a respeito do que não usar de forma alguma. A seguir, confira alguns exemplos:

Vestido no tom do vestido da noiva

Se a noiva optar pelo clássico vestido branco, evite comprar um vestido no mesmo tom. Essa não é uma regra, mas sim uma questão de respeito! Pois, esse é um dos dias mais especiais na vida de uma mulher, e nenhuma convidada deve brilhar mais que ela.

No caso de dúvida, pergunte para a comissão que está organizando o evento, ou diretamente para a própria noiva, qual cor ela pretende usar em seu casamento.

Vestidos curtos, justos e decotados

A lei do bom senso diz que é melhor deixar os vestidos curtos, justos e extremamente decotados para eventos mais casuais. O casamento é um evento formal, ou seja, exige um dress code elegante e sofisticado.

Que vestido ir em um casamento de dia?

Vestido casamento diurno
Vestido casamento diurno – Reprodução

Para os casamentos ao dia, de preferência para tecidos mais fluidos e cores vibrantes. O comprimento indicado continua sendo o midi/longo, mas as mulheres podem deixar mais pele de fora, investindo em vestidos de casamento de alcinha ou com fendas.

Os conjuntos com saias midi e cropped também ficam um charme para a ocasião, desde que a mulher saiba escolher as peças no tecido certo. Afinal de contas, casamentos pedem roupas mais elegantes.

Sendo assim, além de observar o modelo e a cor do vestido, também foque nos pequenos detalhes, como seu corte e costura. Veja se o seu caimento fica bem no corpo e se o tecido é um pano considerado bom.

Invista também em acessórios delicados e sapatos abertos, como as sandálias de tiras, ou as rasteirinhas com aplicação de pedraria.

Cada ambiente requer uma arrumação específica. Por exemplo, se o casamento for na praia, combine o seu look com acessórios como chapéus de praia e pulseiras coloridas.

Para casamentos em sítios, igrejas ou espaços de festas, evite o excesso de acessórios, para que o seu look não fique poluído visualmente.

Quais cores de vestido estão em alta?

As cores clássicas preta, vermelha e nude, nunca saem de moda. Entretanto, nos últimos anos, as mulheres vêm optando cada vez mais por tons diferenciados. Ou seja, as mulheres estão perdendo o medo de errar, para inovar em seus looks.

Nesse sentido, se você deseja investir em vestidos de casamento coloridos, veja quais cores estão na moda:

  • Rosa pink;
  • Verde esmeralda;
  • Magenta;
  • Amarelo;
  • Azul petróleo;
  • Laranja;
  • Lalis;
  • Azul turquesa;
  • Verde oliva.

O brilho também está com tudo, mas ao contrário dos vestidos com aplicações de pedrarias e lantejoulas, opte por tecidos brilhantes. Você pode comprar um vestido brilhoso em qualquer cor, incluindo as clássicas dourada e prateada.

Para ir em um casamento só posso usar vestido?

Os vestidos são peças clássicas para eventos formais como casamentos e formaturas. Mas, atualmente, as mulheres estão buscando abrir o leque de opções, para evitar os mesmos looks de sempre.

Agora, se tornou cada vez mais comum encontrar mulheres usando conjuntos de saia e cropped, blusa e calça pantalona, além dos famosos macacões de perna longa.

Então a resposta é não! Apesar do vestido ainda ser o preferido das convidadas do casamento, ele não é a única peça que combina com a ocasião. A mulher só precisa saber escolher os modelos certos.

Deixe um comentário