Saiba como namorar e ter um relacionamento saudável e duradouro!

Os jovens de hoje em dia estão começando a namorar e se envolver em relacionamentos cada vez mais cedo e em algumas vezes não possuem maturidade suficiente para manter tais relacionamentos.

Dessa forma, conhecer alguns pontos importantes do namoro se tornou essencial para que os jovens e adolescentes possam saber se estão preparados para uma vida a dois.

Nesse artigo iremos mostrar dicas de como manter um relacionamento saudável e mostrar sinais de que você está preparado para começar a namorar sério.

O que devo fazer para namorar?

A fase da adolescência é com certeza a fase mais complicada para os pais dos jovens, pois na maioria das vezes eles se tornam rebeldes e acabam se virando contra seus pais.

Um dos pontos principais para as rebeldias dos jovens é em relação aos namoros, pois os adolescentes querem namorar cada vez mais cedo e acabam perdendo boa parte da infância pensando em relacionamentos.

Diante disso, existe a necessidade de manter os jovens sempre bem informados sobre todos os assuntos relacionados com namoros e vida amorosa, pois eles precisam saber que as coisas nem sempre são como nos filmes e séries.

Pensando nisso, iremos citar algumas dicas sobre o que fazer para namorar e manter um bom relacionamento a dois.

  • Antes de qualquer coisa, conversa bastante com seu futuro companheiro, procure saber todos os seus gostos e preferências, procure pelos pontos positivos e negativos da pessoa para depois resolver manter um relacionamento sério.
  • Observe como o próximo é com seus familiares, pais e amigos, pois certamente você fará parte do círculo de pessoas próximas a ele (a) e você precisa saber como será tratado (a).
  • Nunca comece um namoro por outras pessoas, ou seja, você deve namorar apenas quando estiver a fim.
  • Procure saber se os sentimentos do próximo condizem com os seus, pois o relacionamento só é duradouro e saudável quando ambos têm os mesmos objetivos.
  • Mantenha os bons hábitos e respeite o próximo.
  • Nunca esconda de seus pais ou responsáveis algo dessa magnitude. Tenha confiança em seus pais, conte tudo a eles e ouça tudo que eles têm a dizer, pois suas experiências de vida lhe ajudarão a encontrar a pessoa certa.
  • Nunca deixe que o relacionamento caia na rotina, saiam juntos, façam passeios e se divirtam.
  • Saiba controlar o ciúme, pois ninguém gosta de pessoas controladoras. Tenha um relacionamento de confiança e tudo dará certo.

Além dessas muitas outras dicas podem ser seguidas se você deseja manter um relacionamento sério com alguém, porém, a mais importante delas é manter o respeito ao próximo e namorar somente com o consentimento dos pais em casos de menores de idade ou de adolescentes que ainda vivam sob o teto de seus pais.

Pode namorar a partir de quantos anos?

Apesar de no Brasil não existir uma lei impondo uma faixa etária mínima para namoro, existe a idade de maioridade para o ato sexual.

Como não há leis que determinam idade para namoro, os jovens estão começando a se relacionar cada vez mais cedo e com isso acabam por perder a melhor fase do desenvolvimento, a infância.

Diante disso, quem decide a idade de começar a namorar são os próprios jovens com o consentimento e autorização dos pais, logo, alguns pais são liberais e permitem que o namoro comece cedo e outros são mais restritos e preferem esperar que o adolescente amadureça um pouco mais.

Porém, apesar de os pais orientarem os filhos sobre esperar uma idade mais avançada para namorar, muitas vezes eles não são escutados pois nessa idade os filhos se tornam rebeldes.

Frente a isso, o ideal é que os pais mantenham uma rotina de diálogo constante com os filhos para lhes explicar como as coisas funcionam e assim poder orientá-los sobre a melhor idade para começar um relacionamento a dois.

Como é namorar sério?

A famosa expressão “namorar sério” significa nada mais nada menos que estar em um relacionamento sério, ou seja, uma aliança com outra pessoa, onde todas os membros da sociedade têm ciência disso, inclusive os pais e responsáveis dos namorados.

Ao decidir namorar sério você deve estar consciente de que sua rotina não será mais a mesma pois existe outra pessoa em sua vida à qual você precisa dar prioridade em relação a outras pessoas.

Dessa forma, é preciso que você tenha muita certeza sobre o que quer, ou seja, você precisa estar preparado para manter um relacionamento, pois as dificuldades irão com certeza aparecer ao longo do tempo.

Por que é bom namorar?

Uma pergunta que muitas pessoas fazem é o motivo de namorar ser bom e a resposta é muito simples: manter laços com alguém que você confia para conversar, te apoiar, te ajudar e estar contigo em todos os momentos é algo surreal, pois você se sente acolhida e amada.

Diante disso, o fato de namorar se torna bom, pois você passa a confiar e amar o próximo de forma inexplicável e com isso cria laços que a ciência não consegue explicar.

Qual é o propósito do namoro?

Em poucas palavras, o propósito do namoro é se dedicar à pessoa amada e como o avançar do tempo pedir vir o casamento, que é o laço de união mais forte entre duas pessoas.

Pensando nisso, se você deseja ter um relacionamento sério, deve ter em mente o propósito do namoro que é o casamento, pois em algum momento da vida, vocês poderão dar esse grande passo no relacionamento.

Como saber se estou pronto para um relacionamento sério?

Com todas as informações citadas nesse artigo, você deve estar se perguntando se está pronto para ter um relacionamento saudável e sério, pois como vimos é necessário ter estrutura emocional e psicológica para seguir com uma vida a dois.

Alguns sinais de que você está pronto para namorar sério são: controle dos ciúmes, desejo de assumir o relacionamento para o mundo, ter a pessoa amada como prioridade em relação a certas pessoas, querer estar sempre junto à pessoa amada, saber respeitar os limites e condições do companheiro e outros.

Dicas de como manter um namoro saudável.

Agora que você já sabe se está pronto para um relacionamento sério, precisa entender algumas dicas para manter seu relacionamento saudável e assim seguir com a pessoa amada por muitos anos.

Algumas dicas para que seu relacionamento seja saudável são:

Respeito no relacionamento

respeite as individualidades do seu cônjuge, saiba respeitar seu espaço e preferências.

Não deixar o relacionamento cair na rotina

Surpreenda sempre que possível seu companheiro, faça viagens e passeios inesquecíveis, leve presentes mesmo que sejam simples e singelos e isso fará com que seu cônjuge esteja sempre apaixonado.

Mantenha o diálogo

A conversa é o melhor remédio para todas as coisas, logo você precisa saber conversar, mas também precisa saber o momento de calar. Releve quando necessário, mas sempre converse em momentos de paz para que não tenham brigas entre o casal.

Deixe um comentário